Seminário sobre Esporotricose: organização do evento acredita que profissionais de saúde querem debater e enfrentar o problema

Grande expectativa para o evento que será realizado na próxima semana [...]

Menos de 40 horas e as 240 vagas para o Seminário sobre Esporotricose foram esgotadas. Este número não surpreendeu o MV Aroldo Carneiro, organizador do evento. Ao ser comunicado sobre a rapidez que as vagas foram preenchidas ele replicou “está dentro do esperado”.

Esta segurança sobre a procura pelo evento é provocada pela avaliação do membro da Comissão Estadual de Saúde Pública (CESP) do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), de que os profissionais de saúde estão atentos ao problema e “buscam se inteirar e se atualizar para poder agir diante do cenário que se apresenta”, diz o MV Aroldo Carneiro.

Saúde Única

Preocupação do Sistema CFMV-CRMVs,  “o conceito de Saúde Única, que une saúde ambiental, saúde humana e saúde animal se aplica ao evento”, diz o organizador. Ele pontua que “a existência do fungo é um problema ambiental”,  e  que “a transmissão do fungo entre felinos e destes para seres humanos estabeleceu um padrão epidemiológico novo”  que preocupa a Medicina Veterinária e a Medicina voltada para os seres humanos. 

O evento é um esforço conjunto do CRMV/BA e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador no enfrentamento do problema. Na capital do Rio de Janeiro, onde virou epidemia,  apenas em 2016, foram registrados  13.536  casos em felinos e 580 em humanos.   Com este evento, a presidente do CRMV/BA, MV Ana Elisa Almeida, afirma que “a Autarquia   deseja contribuir com a educação continuada dos profissionais e com isso,  participar das ações de saúde pública que visam diminuir o risco de uma epidemia de Esporotricose na Bahia”.

#ContagemRegressiva

#PróximaSemana

SEMINÁRIO SOBRE ESPOROTRICOSE

Noites: 18 e 19 de julho de 2018, quarta e quinta-feira

Horário:  18h às 22h.

Local: Auditório da Faculdade Ruy Barbosa – Campus Rio Vermelho – Salvador, BA

Ascom CRMV/BA, 12 de julho de 2018

Send this to friend