Edital aberto para prova de especialista em Oftalmologia Veterinária

Os candidatos devem ter no mínimo, cinco anos de experiência em Oftalmologia Veterinária em locais atestados pelo CBOV [...]

O Colégio Brasileiro de Oftalmologistas Veterinários (CBOV) está com edital aberto para reconhecer os profissionais especialistas na área oftalmológica veterinária. Os candidatos interessados deverão fazer a inscrição entre 18 e 28 de setembro e a prova para comprovar a capacitação será a partir do dia 19 de outubro.

Poderão se inscrever para o exame profissionais graduados em Medicina Veterinária, com registro ativo no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), que tenham publicado, como autor ou co-autor, dois artigos científicos na área de oftalmologia em revista indexada em bases eletrônicas de qualidade científica (Qualis Capes A1, A2, B1, B2).

Antes de passar pelo exame, os médicos-veterinários com doutorado ou pós-doutorado devem atestar ter, pelo menos, cinco anos de experiência em Oftalmologia Veterinária em instituições governamentais ou privadas reconhecidas pelo CBOV como adequadas para o seu treinamento.

Os profissionais que tiverem outros títulos, como mestrado ou especialização, deverão comprovar oito anos de treinamento.

Habilitação

Desde 8 de janeiro de 2019, o CBOV está habilitado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) a emitir título de especialista, conforme a Resolução CFMV nº 1.245/2019.

Para obter a habilitação no CFMV, as entidades devem estar consolidadas e legalmente constituídas há pelo menos cinco anos, bem como apresentar ao conselho os critérios que nortearão o oferecimento dos títulos, como determina a Resolução nº 935/2009.

As instituições ainda devem ter contingentes de profissionais estabelecidos em suas áreas específicas de domínio de conhecimento em, pelo menos, cinco unidades da Federação. A habilitação tem validade de cinco anos e pode ser renovada.

Especialista

Para ser considerado especialista, primeiro o profissional deverá passar pelo processo seletivo promovido pelas sociedades, associações e colégios habilitados pelo CFMV. Depois de aprovado, o profissional deverá solicitar o registro de especialista ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) no qual está inscrito.

Assessoria de Comunicação do CFMV

Send this to friend