No dia 04 de setembro deste ano, o professor Ronaldo Vasconcelos vai lançar sua nova obra, em formato de e-book,  que tem o título  Guia de raças de aves nativas do sudoeste da Bahia. O lançamento ocorrerá durante o Simpósio Internacional de Conservação  dos Recursos Genéticos,  no IF baiano em Valença. O evento conta a participação  de mais de 15 países que tem programas de Conservação das suas raças nativas.

Na obra, o professor e o colaborador Ramon Vieira Cruz, aluno de graduação em Zootecnia, reuniram informações sobre as raças que foram identificadas, conservadas e desenvolvidas desde 2007 no Laboratório Experimental de Avicultura  (LABEAVE) da Uesb.  O LABEAVE integra duas importantes conexões de pesquisa:  a Rede Recursos Genéticos Animal do Nordeste Rede RGA-NE  e   a Rede Conbiand, organização científica internacional, centrada na conservação da biodiversidade de animais domésticos de raças locais para o desenvolvimento local sustentável.

Genética Baiana

Recolhidas em diversos municípios da região, foram catalogadas cinco raças de galinhas, uma de pato e uma de peru, visando estudos sobre morfologia, produtividade e reprodução. Para Vasconcelos, trata-se  de um acervo do “patrimônio genético do nosso estado, ainda sem o devido conhecimento da sociedade. São animais que durante séculos compuseram parte da agricultura familiar, participando da economia doméstica de quem os produz e que correm sérios riscos de erosão genética frente a fácil aquisição de material  genético  derivado de linhagens comerciais inclusive do tipo caipira”, detalha o pesquisador.

Em princípio o e-book será disponibilizado no site de extensão da universidade de forma gratuita, mas depois será impresso e distribuído segundo as normas e exigências da editora UESB.

“Juntando todos estes resultados, temos a oportunidade de publicá-los   com o objetivo de atender aos nossos agricultores, criadores, sitiantes, estudantes, que sejam de curso técnico ou universitário, escolas agrícolas ou rurais que tenham interesse em conservação de raças locais. Hoje  atendemos mais de 30 municípios do sudoeste, sul e extremo sul do estado da Bahia que recebem  estas raças, uma genética exclusivamente baiana, para as suas criações”, explica  Vasconcelos sobre o objetivo do estudo.

Democratizando o conhecimento

Explicando que escrever o livro foi um modo  de disponibilizar os resultados que a universidade  produz através dos seus trabalhos de pesquisa, o educador acredita que vai conseguir atingir públicos diversos. “Podemos assim, falar sobre a  conservação e estudos de desempenho e produção das nossas raças nativas de aves. Nosso propósito é divulgar nas meios de comunicação, secretarias de agricultura dos municípios baianos, sindicatos rurais, Institutos federais e demais instituições de ensino de segundo grau e universidades e também nas redes do nosso Conselho Regional, atingindo os profissionais de Medicina Veterinária e de Zootecnia de nosso estado.

Sobre Ronaldo Vasconcelos:

É Zootecnista,  com mestrado em Nutrição Animal pela Universidade Estadual de Maringá, professor e pesquisador do Curso de Zootecnia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Serviço:

Lançamento do livro Guia de raças de aves nativas do sudoeste da Bahia
Dia: 04 de setembro de 2024  (quarta-feira)
Local: IF baiano em Valença
Autor: Ronaldo Vasconcelos – colaboração de  Ramon Vieira Cruz
Sobre a obra:  Livro  regista pesquisas e informações sobre  o patrimônio genético de aves nativas do sudoeste da Bahia.

Após o lançamento, o link de acesso à obra ficará disponível nesta página.