Pós-doutor em Saúde Global e Ambiental, Conselheiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA) e membro da Comissão Estadual de Saúde Pública (CESP-CRMV/BA), o Tenente-Coronel do Exército Brasileiro José Roberto Pinho de Andrade Lima,  trouxe ao conhecimento do público no dia 01/05/2019,  artigo de opinião no qual elenca aspectos relevantes das Zoonose Emergentes.
Publicado na plataforma do Núcleo de Estudos Estratégicos em Defesa e Segurança (NEEDS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) o texto mostra a facilidade de disseminação dessas doenças pelas Tropas das Missões da Paz da ONU, que servem em locais precários, sendo vítimas de agentes zoonóticos (bacteriano, viral, parasitário) e às vezes os levando consigo para os países de onde vieram.
Para ler o artigo clique aqui