Após lançar um plantão telefônico no qual tiram dúvidas da população sobre a Covid-19, residentes da  Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia ( Emevz), da Universidade Federal da Bahia (Ufba), estão  produzindo um protetor facial (face shield) em escala considerável para doação.

Na foto acima, residente com protetor facial faz
triagem no Hospmev

Com estruturas de acetato e plástico, o artefato é 100% higienizável, conferindo proteção extra aos profissionais de saúde, ao ser usado sobre as máscaras de boca e nariz. Os materiais para confecção das máscaras foram doados pelos Coordenadores dos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde da Ufba e setores da sociedade.

Os protetores já foram entregues para residentes, técnicos, pessoal da limpeza, portaria e professores do Hospital de Medicina Veterinária  Prof. Renato Rodenburg de Medeiros Netto (Hospmev) e para outras unidades de saúde. A ideia é que, em etapa futura,  possam ser doados também para outros setores específicos da comunidade, como condomínios, padarias e mercadinhos.

Residente Vítor de Moraes em missão de entrega

Os residentes não apenas fazem as peças, eles ainda as entregam. Na quarta-feira, 20 de maio, o representante dos residentes Vitor de Moraes  entregou protetores para uso dos residentes em Enfermagem Obstétrica da Ufba.

Chefe de enfermagem da clínica senhor do Bonfim
usando o face shield fabricado no Hospmev

Ao todo, são mais de 300 peças, que serão usadas em UPAs do município de Salvador, Maternidades como a Tsylla Balbino, Albert Sabin, Climério de Oliveira, Centro de Parto Normal da Mansão do Caminho e na Rede Básica de saúde. No momento está sendo aguardada a aprovação, para uso também no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes – UFBA), mais conhecido como Hospital da Clínicas.

Sr. José motorista do Instituto de Saúde Coletiva
da UFBA, retirando 72 máscaras para uso dos residentes
e Preceptores do programa de Residência em Saúde de Planejamento e Gestão
Coord. do Projeto, Rodrigo Bittencourt passando o material
para Sandra Silva, secretária da Comissão Regional de Residências,
(Coremu- Ufba) levando para a Residência de Nutrição Clínica

Com a produção, os equipamentos vão sofrendo alterações e sendo melhorados ergonomicamente.  O modelo antigo  foi melhorado

Coordenador do projeto, o professor da Ufba e diretor do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia, Rodrigo Bittencourt, sintetiza “é  a Medicina Veterinária, de alguma forma, ajudando as outras profissões de saúde na prevenção e controle do Covid-19”.