(Esq para direita), Médicos-veterinários: Rodrigo Bittencourt, Lívia Peralva, Tásio Lessa, Cristiano Mores, Ingryd Bueno, Altair Santana de Oliveira, Ana Elisa Almeida, Luisa Lisboa, Lúcio Leopoldo e Argeu Bruni

Nos dias 04 a 06 de setembro de 2024, por iniciativa da Comissão Estadual de Medicina Veterinária Legal (CEMVL), do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), Salvador foi a capital nacional da Medicina Veterinária Legal.

Palestrantes altamente qualificados tecnicamente e academicamente discorreram sobre temas variados (veja como foi a programação) para profissionais e estudantes.

Médicos-veterinários, professores doutores, peritos federais, psicólogos, promotora de justiça, e coronel do Exército Brasileiro ministraram palestras repletas de informações, novidades científicas e em alguns casos, dados preocupantes.

(Esq para direita), Médicos-veterinários: Tásio Lessa (Unifacs), Lívia Peralva (presid. CEMVL), Altair Santana de Oliveira (presid. CRMV/BA), Ana Elisa Almeida (presid. CFMV) e Daniel Vianna (presid. ABMVL) na mesa de honra

A presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Ana Elisa Almeida esteve presente na abertura e fez parte da mesa de honra. O presidente do CRMV/BA, Altair Santana de Oliveira, a presidente da CEMVL, Lívia Peralva, o presidente da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMVL), Daniel Viana e o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unifacs, Tásio Lessa foram os demais componentes da mesa.

Esta foi a segunda edição do Simpósio de Medicina Veterinária Legal da Bahia, a primeira foi realizada em abril de 2023.

Para ver as fotos que registraram o evento, vá a página oficial do CRMV/BA no Facebook.

Vídeos e registros factuais foram feitos na timeline do perfil do CRMV/BA no Instagram.

Missa em São Lázaro

E no dia do médico-veterinário, 09 de setembro, ocorreu uma campanha nacional nas redes sociais, jornais, e no programa Mais Você da Rede Globo que ocupou as telas do país.

Na Bahia, o CRMV/BA colocou outdoors em Salvador e em alguns polos educacionais de Medicina Veterinária, como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus e Barreiras. Anúncios em jornais e em rádios também  comemoraram a data.

O presidente, Altair Santana de Oliveira, foi entrevistado na Rádio Metrópole pelas jornalistas Christina Miranda e Stephanie Suerdieck. No sábado, 07, havia conversado com a jornalista Pâmela Lucciola da Band News FM/ Salvador.

À tarde, foi celebrada uma missa em gratidão pelo Dia do Médico-veterinário na Igreja de São Lázaro, próxima de sede do Regional.

Se fizeram presentes, profissionais e diretores do Conselho.

Futuro

Na noite do dia 09, foi realizada uma Solenidade na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (Emevz) da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Compuseram a mesa de honra: Altair Santana de Oliveira, presidente do Conselho Regional de Medicina Veternária da Bahia, Rodrigo Bittencourt, diretor da Emevz- Ufba, Paulo Menezes Luz, diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Emílio VInháes Torres, presidente da Academia de Medicina Veterinária da Bahia, Ricardo Guerra, presidente da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia, Morgana Freire, presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), seção Bahia, e José Oliveira C. Ramos, secretário-geral do Sindicato dos Médicos-Veterinários da Bahia @sindimev.ba.

Com o tema Evolução da Medicina Veterinária e Futuro, o médico-veterinário, pós-doutor na área de Uma Só Saúde, coronel do Exército Brasileiro José Roberto Pinho, ministrou palestra na qual fez um panorama da saúde brasileira, além de sugerir medidas, programas de atenção à saúde e de  defender o exame de proficiência ao término do curso de Medicina Veterinária.

Ao final, foi feita uma homenagem ao médico-veterinário Joselito Costa, docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Ele tem graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo,  e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Buiatra, Costa atua na clínica das doenças infecciosas dos ruminantes; neonatologia de ruminantes, enfermidades de caprinos e ovinos no semi-árido do nordeste.

A noite foi encerrada com um momento social, no qual os profissionais participaram de um brinde pela data.

Ascom CRMV/BA