Começa na próxima quarta-feira (4) e segue até sexta-feira (6) o II Simpósio de Medicina Veterinária Legal da Bahia. Realizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia (CRMV/BA), o evento gratuito vai reunir profissionais renomados na Unifacs, em Salvador.

O Simpósio consolida-se no calendário da Medicina Veterinária Legal nacional como espaço privilegiado de discussões de temas relevantes, como isótopos forense, bioterrorismo – uma preocupação militar atualíssima das nações –, exame de corpo de delito em animais, entre outras. “Essa é uma área que está em expansão e tem um inegável potencial de crescimento rápido. Cada vez mais a gente vai necessitar de médicos-veterinários para trabalhar com perícia médico-veterinária”, destaca Márcio Bandarra, médico-veterinário que fará uma palestra sobre ‘Exame de corpo de delito em animais’. Segundo ele, todo profissional pode realizar exames periciais, porém apesar de ser permitido, não são todos que têm expertise para realizar.
A programação do evento deste ano mantém o nível do realizado em 2023, com temas atuais e possibilidade de troca de conhecimentos. A organizadora, médica-veterinária Lívia Peralva, presidente da Comissão Estadual de Medicina Veterinária Legal do CRMV/BA, optou por avançar mais uma vez nas questões sociais: “na edição anterior, falamos da Teoria do Elo e entre outros temas, sobre a atuação em desastres ambientais, como o ocorrido em Brumadinho. Em 2024, a atuação dos médicos-veterinários na tragédia do Rio Grande do Sul, fraudes em alimentos, tráfico de animais, entre outros temas atuais estão em nossa pauta”.
Outro tema social que será abordado no Simpósio é a questão dos acumuladores. O psicólogo Flávio Cruz vai palestrar sobre ‘A síndrome de Noé e os impactos para os profissionais da Medicina Veterinária’. “É comum o número desmesurado de animais, mais comumente gatos, em um espaço pequeno e com baixas condições de salubridade. Frequentemente, a pessoa tem dificuldade de convivência com humanos, por isso, prefere os animais, que terminam por sofrer pelas condições degradantes a que são submetidos. O limiar entre o que está dentro da normalidade ou não está na funcionalidade social do humano e no bem-estar dos animais”, ressalta o psicólogo. Ele afirma ainda que “em muitos casos os profissionais de Medicina Veterinária precisam solicitar ajuda das autoridades competentes para a devida intervenção”.
O evento conta 120 vagas e tem o apoio da Unifacs, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMVL).
“Nosso evento é gratuito para os participantes e faz parte das homenagens pelo dia do médico-veterinário, 09 de setembro. Para o Simpósio, como sempre, o Regional está tendo esmero com a objetivo de entregar a melhor experiência aos nossos profissionais”, explica o presidente do CRMV/BA, médico-veterinário Altair Santana de Oliveira.