Ainda pouco conhecida pela população em geral, a Medicina Veterinária Militar é um campo vasto de atuação.

Em primeiro lugar, é necessário pontuar que vai muito além do cuidado com os cães policiais ou cães de guerra ou cavalos da polícia montada ou da cavalaria do Exército.

A atuação do médico-veterinário militar se dá na inspeção para garantir a comida sadia e nutritiva para a tropa, na qualidade da água, na saúde dos animais domesticados ou selvagens (batalhões de selva), no combate aos agentes biológicos ou químicos que venham a ser usados contra a população ou as forças armadas, na pesquisa de antídotos de animais peçonhentos -beneficiando todos os brasileiros-, na clínica e cirurgia de pequenos e grandes animais, em biotérios, entre ainda muitas outras oportunidades.

O médico-veterinário militar deve se preocupar com as questões de saúde ambiental, veterinária e humana não apenas do local que vive, mas conhecer também as dos locais para os quais for designado.

E além de profissional de saúde ele/a nunca perde de vista suas obrigações com a Segurança, o Desenvolvimento e a Defesa nacional.

É possível ser médico-veterinário militar por concurso público (Exército e Polícia Militar) ou por seleção pública para vagas temporárias (Exército, Marinha e Força Aérea).

Ressalta-se que os serviços dos médicos-veterinários militares foram relevantes no país em eventos de magnitude mundial, a exemplo dos Jogos Mundiais Militares, dos Jogos Panamericanos Rio 2007, da Copa das Confederações, da Copa do Mundo FIFA e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Comendadores

Por proposta do conselheiro José Roberto Pinho de Andrade Lima, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) instituiu a “Comenda Muniz de Aragão” pela Resolução CFMV Nº 1291, de 24 de setembro de 2019.

A honraria, que leva o nome do Patrono do Serviço de Veterinária do Exército Brasileiro (EB), é destinada aos médicos-veterinários militares que tenham prestado relevantes serviços à Medicina Veterinária Militar Brasileira e ao fortalecimento da Veterinária Militar, segundo o texto do documento legal.

Mídia

Contribuindo com a divulgação da atuação desses profissionais para a sociedade, o conselheiro José Roberto, Coronel do Exército, foi entrevistado pela jornalista Pamela Luccíola, no dia 15 de junho de 2024 (sábado), no Programa Band News Entrevista, da Rádio Band News.

E nesta segunda-feira (17 de junho), ele vai falar com as jornalistas Christina Miranda e Stephanie Suerdieck às 15h no Programa Metrópole, da Rádio Metrópole.

Cerimônia militar

Na última sexta-feira (14/06), o Coronel José Roberto, mais antigo médico-veterinário militar da ativa no Brasil, participou em Brasília da cerimônia alusiva ao Dia do Serviço de Veterinária, realizada no 1.º Regimento de Cavalaria de Guardas, com as presenças do General de Exército Lancia, Comandante Logístico do EB e do General de Divisão Carmona, Comandante Militar do Planalto.

A formatura* realizada no pátio do centenário Regimento dos “Dragões da Independência”** teve a presença do cerca de 30 veterinários do EB e da PMDF, além do decano, Coronel da reserva, professor Milton Thiago de Mello, que completou 108 anos em fevereiro último. Além do Cel José Roberto e da Cel Orlange, outro baiano  esteve na solenidade, o médico-veterinário Josélio Moura, presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária. [Confira mais imagens ao fim do texto]

Breve história

A Medicina Veterinária Militar brasileira nasceu no Exército pelas mãos de um médico (de humanos) baiano, de família nobre da cidade de Santo Amaro da Purificação, o Tenente-Coronel João Muniz Barreto de Aragão (1874-1922).

Em uma verdadeira proeza científica, ele diagnosticou o mormo pela primeira vez no Continente Americano. A doença afeta cavalos e seres humanos com alta mortalidade.

É um herói da ciência ainda pouco conhecido pela sociedade em geral. Seus descendentes são militares de alta patente no Exército.

17 de junho, dia da Medicina Veterinária Militar foi escolhido por ser a data do nascimento dele que é o patrono da Medicina Veterinária Militar. Foi o criador e primeiro diretor da Escola de Veterinária do Exército (EsVEx), no Rio de Janeiro, que formou a primeira turma de médicos veterinários do Brasil em 1917, cujos docentes foram militares franceses trazidos ao país pela cooperação militar Brasil-França. O cientista criou e dirigiu o Serviço de Defesa Sanitária Animal, que hoje é o Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura.

Os militares brasileiros saúdam seu nome da seguinte forma “SALVE MUNIZ”.

*Formatura: Internamente na caserna, as cerimônias que envolvem a participação das tropas são chamadas de formaturas
** Dragões da Independência: Unidade do Exército Brasileiro que protege as instalações da Presidência da República e sua origem (1765), remonta ao Império.

Ascom CRMV/BA, 17 de junho de 2024.