09/08/2024 – Atualizado em 09/08/2024 – 6:55pm

Mais de 20 pautas relacionadas à Medicina Veterinária e à Zootecnia foram debatidas durante os três dias da 3ª CNP ( Câmara Nacional de Presidentes) do Sistema CFMV/CRMVs, em Porto Velho (RO). O encontro foi realizado na Assembleia Legislativa estadual entre os dias 7 e 9 de agosto. Após uma série de debates, os assuntos foram submetidos à análise prévia do Grupo de Trabalho Técnico-Jurídico do CFMV, que apresentou diversas considerações.

“Aqui, a gente passa as primeiras impressões do que vamos sugerir à diretoria executiva. As sugestões viram processos, debatemos ainda mais e depois damos os devidos encaminhamentos”, explicou o gerente técnico da autarquia federal, Fernando Zacchi. Eutanásia, Lei do Ato Médico-Veterinário e Riscos de Limpeza Dentária sem Anestesia estão entre os assuntos discutidos durante a Câmara.

A “Publicidade na Medicina Veterinária e na Zootecnia” teve destaque entre as discussões. Um grupo de trabalho do CFMV tem se debruçado sobre o tema. “O intuito é de modernizar as práticas, contemplando o que o profissional faz hoje em redes sociais e que muitas vezes fica em dúvida, em insegurança do que pode e o que não pode anunciar. Foram ouvidos todos os presidentes a respeito desse tema e o grupo de trabalho deve dar continuidade e fazer uma proposta, uma minuta de resolução, até provavelmente setembro, para também colocar em consulta pública para que todos os profissionais possam colaborar”, indicou Fernando Zacchi.

Nesta sexta-feira (9) – último dia da CNP –, os presidentes dos Conselhos Regionais também puderam apresentar e participar de outros debates além dos previstos em pauta. Os participantes indicaram propostas e soluções aos assuntos debatidos.