Salvador foi a cidade escolhida para a realização do   XVI Encontro Brasileiro de Bubalinocultores, organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB).  O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA, méd.- vet.   Altair Santana de Oliveira, esteve na abertura do evento representando o Regional e o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

“Serão discutidos assuntos importantes de melhoramento animal, de pastagens e alimentação, da produção animal e da produção do leite A2 e de produtos e derivados do búfalo, como os queijos e carnes”, explicou Altair Oliveira.

Na abertura também estavam, entre outras personalidades, Caio Vinícius Di Helena Rossato,  Presidente da ABCB; João Ghaspar de Almeida, 1º  Vice-presidente da ABCB; Urbano Antônio Filho,  coordenador do evento,  criador e proprietário da Bufalíssima; zootecnista José Esler de Freitas Junior, conselheiro  da Autarquia e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba); e Gregório Miguel Ferreira de Camargo, também professor da Emevz  e Delegado da Associação Brasileira de Zootecnistas  (ABZ) na Bahia.

Até sábado, o público terá acesso não apenas às palestras, mas também ao Búfalo Tour, que é a visitação de  fazendas de búfalos e em laticínio.

Segundo projeções do setor, a criação e todo o ecossistema em torno da Bubalinocultura tem crescimento médio de 10% ao ano.

Sobre a ABCB

A Associação Brasileira de Criadores de Búfalo foi criada em 1960 com objetivo de melhoria técnico-científico do rebanho, resultando em crescimento do mercado interno e externo.

Segundo estimativas da entidade, o rebanho de bubalinos é de 3 milhões de animais no Brasil, o que se corresponde a 1,4% do rebanho bovino, que soma 212 milhões de cabeças.

Ascom CRMV/BA, 31/10/2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *