Teve início, nesta quinta-feira (15), o curso “Atualização e Habilitação em avaliação de Bem-Estar de Equinos: O Protocolo AWIN”, promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), por meio da Comissão Estadual de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal (COMEEBB). A abertura foi feita pelo presidente do Regional, Altair Santana de Oliveira.

Ele deu as boas-vindas aos participantes e falou da importância do curso e da capacitação continuada para os profissionais de Medicina Veterinária e Zootecnia. “É uma alegria muito grande para o Conselho ajudar nessa qualificação profissional, embora não seja uma atribuição nossa, porque nós somos um órgão de fiscalização. Mas, percebendo a lacuna, vemos a necessidade de colaborar com a educação continuada”, destacou o presidente do Regional baiano.

O curso que segue até o próximo sábado, 17 de agosto, tem a organização de Chiara Albano, professora doutora da Universidade Federal da Bahia e membro da Comissão de Bem-Estar Animal do CRMV/BA. Pela primeira vez foram apresentadas, na Bahia, referências cientificas sobre bem-estar de cavalos. “Essa é uma oportunidade de ter um conhecimento novo, atual, de nível internacional. Então essa iniciativa do Conselho e da Escola de Veterinária da UFBA em fazer esse treinamento, é fundamental e auxilia na qualificação dos profissionais que estão aqui. Traz um novo olhar, de uma pessoa de fora, pra nos ajudar nessa discussão do que é o bem-estar e qual a importância disso dentro da equideocultura”.

Ministrado pela médica-veterinária paulista Laura Pinseta a capacitação teve parte teórica na sede do CRMV/BA e na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA, no dia 15 de agosto, e parte prática dividida tanto na sede da Cavalaria da Polícia Militar, em Itapoan, quanto na Hípica em Patamares, nos dias 16 de 17 de agosto.

Em seus conteúdos, Laura Pinseta ressalta a necessidade da aplicação do Protocolo AWIN, que utiliza técnicas não invasivas e analisa, além do animal, todo o seu entorno. “A definição de bem-estar é bem filosófica e ampla, mas resumindo, versa sobre a capacidade do ser humano de enxergar o bem-estar do outro. Então, o bem-estar de equinos passa pela visão dos equinos e isso é um desafio para nós. Temos que conhecer bastante para entendê-los”, conclui.

Protoloco AWIN – Usando técnicas não invasivas, o AWIN (Welfare Assessment Protocol for Horses) inspeciona o animal, seu entorno, relações com o cuidador etc, para estabelecer o estado da qualidade de vida dos equinos.