Começa hoje em todo o estado a atualização cadastral  demandada pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) dos rebanhos de ovinos, caprinos, bovinos, suínos, bubalinos, equinos, e demais espécies como abelhas, aves e peixes entre outros.

Esta vai ser a primeira atualização feita após a retirada da vacinação de febre aftosa em abril último.  A medida, determinada pela Portaria 678 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), é obrigatória para manter o status de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação.

“Sem o cadastramento do volume do rebanho, não dá para definir as políticas públicas de prevenção, controle e a erradicação das doenças animais. Devido a isso, o CRMV/BA está sempre divulgando essas notícias, além de rotineiramente realizar palestras sobre Doenças de Notificação Obrigatória para os entrantes no Sistema CFMV-CRMVs, atuando desta forma na saúde pública, saúde animal e saúde ambiental”, esclarece Altair Santana de Oliveira, presidente do CRMV/BA.

A ação tem o objetivo de possibilitar a rastreabilidade dos animais e o controle sanitário da produção pecuária.

“Com isso, é possível a Defesa Sanitária Animal localizar de modo imediato as explorações pecuárias quando há suspeita de focos de interesse sanitário de notificação obrigatória, trazendo mais agilidade ao sistema de vigilância”, explica com experiência o tesoureiro do CRMV/BA, Rui Leal, que é fiscal agropecuário do Estado.

Em caso de não cumprimento da medida, o produtor vai sofrer medidas administrativas e ficará impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA).

Para fazer a atualização cadastral, basta acessar o site da Adab ou  comparecer em  algum dos 392 escritórios regionais da Agência.

Ascom CRMV/BA, 01/11/2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *