Na noite da última segunda-feira (17/06/2024), a Comissão Estadual de  Medicina Veterinária Legal,  policiais militares do 12º BPM, e a equipe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), estiveram em Camaçari para verificar locais que foram alvos de denúncias de funcionamento de canil irregular.

Após visitar os endereços, as equipes não localizaram qualquer imóvel no qual estaria funcionando o canil denunciado. Finalizando a ação, ocorreu uma conversa por telefone com um membro da polícia judiciária que trabalhou em denúncias anteriores do mesmo caso que informou que o canil havia sido fechando há mais de três anos.

Legalidade

Para o funcionamento adequado de estabelecimentos com animais vivos existe legislação que promove os cuidados sanitários e condições para o bem-estar dos animais. Além disso, o empreendimento deve estar devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado no qual está instalado.

As condições de saúde dos animais ficam sob os cuidados de um profissional de Medicina Veterinária, que também deve estar regular com o seu Conselho. Este profissional é chamado de Responsável Técnico, pois tem o encargo técnico-científico das ações e responde pelo empreendimento perante os CRMVs.