17 de março de 2020

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), seguindo as orientações do Ministério da Saúde para evitar a disseminação do coronavírus, recomenda que os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) sigam as restrições estabelecidas pelos governos estaduais, avaliando as particularidades de cada região.

Respeitando a realidade e a autonomia administrativa de cada regional, os protocolos básicos a serem observados pelo Sistema CFMV/CRMVs são:

1. Evitar aglomerações;

2. Evitar visitações públicas e eventos coletivos;

3. Direcionar o atendimento para os canais on-line e ou digitais, evitando o atendimento presencial;

4. Suspender as atividades de fiscalização e a entrega de cédulas profissionais até a curva de infecção começar a cair, a critério de cada regional, pois cada estado tem suas características próprias;

5. Analisar a possibilidade de realizar reuniões virtuais;

6. Adiar/cancelar viagens não essenciais;

7. Manter afastados os funcionários que retornem de viagens de áreas reconhecidamente afetadas pelo coronavírus;

8. Seguir os cuidados básicos de higiene recomendados pelo Ministério da Saúde;

9. Buscar informações sempre em fontes oficiais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde, e as secretarias estaduais e municipais de saúde.

Conselho Federal de Medicina Veterinária