O Encontro Técnico – Mormo Zoonótico e a Saúde Única no Nordeste do Brasil, realizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), no dia 8 de outubro discutiu a situação da enfermidade endêmica no plantel equídeo da região Nordeste do Brasil.

Idealizado pelo Ten. Coronel e Conselheiro do CRMV-BA José Roberto Lima, o Encontro contou com a participação de representantes do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (Adab), da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – (Sesab), do Ministério Público Estadual, da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), da Associação dos Laboratórios do PNSE, dentre outros nomes da saúde animal e humana.

Precursor na pesquisa sobre mormo no Brasil, o médico-veterinário e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Rinaldo Mota foi o responsável pela abertura do Encontro com uma apresentação sobre “O que sabemos sobre o mormo em equídeos e humanos no Nordeste do Brasil”. O evento contou ainda com uma apresentação sobre a “A situação epidemiológica do Mormo no Brasil” realizada pela chefe da Divisão de Sanidade de Equídeos, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eliana Dea Lara Costa e pode ser assistido na íntegra no canal do CRMV-BA no Youtube.