31 de agosto de 2020

O Ministério da Saúde nomeou o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal (CRMV-DF) o médico-veterinário Lauricio Monteiro Cruz, para dirigir o Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde. A publicação se deu pela Portaria nº 2.042, de 28 de agosto de 2020.

Monteiro é médico-veterinário formado, pelo Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste (UNIDESC) e m tem mestrado pela Universidade de Brasília (UNB). Sempre trabalhou pela Saúde Pública e tem experiência na área de Saúde Coletiva e Vigilância Ambiental em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância do Trabalhador com ênfase em Zoonoses e Doenças transmissíveis. (veja mais detalhes na Plataforma Lattes)

foto Dr Laurício site

Sobre o novo desafio que irá enfrentar, ele afirma que vai se dedicar para desempenhar o seu trabalho da melhor forma. “A sociedade poderá ter certeza que irei me empenhar para oferecer a população tudo que aprendi ao longo de 31 anos dedicados a Secretaria de Saúde do Distrito Federal”. Ele relata que substitui o também médico-veterinário Marcelo Wada, que ocupava o cargo interinamente.

A medicina-veterinária desempenha um papel de fundamental na Saúde Pública, com profissionais diretamente ligados a epidemiologia e as pesquisas de doenças como a Covid-19, entre outras como Raiva, Leishmaniose, Dengue, Febre-Amarela. O Médico-Veterinário traz na base da sua formação o entendimento de ecossistema, do coletivo, da espécie humana e das outras espécies animais. Então isso coloca o médico-veterinário numa posição chave para poder ajudar desenhar uma sociedade, um ecossistema em que se possa conviver com animais e o meio ambiente.

Assessoria de Comunicação do CFMV, com informações do CRMV-DF