Palavra da Presidente

Assumir a presidência do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia como a primeira mulher, foi um grande marco na nossa vida profissional. Tivemos a oportunidade de reunir colegas que juntaram-se a nós [...]

Assumir a presidência do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia como a primeira mulher, foi um grande marco na nossa vida profissional. Tivemos a oportunidade de reunir colegas que juntaram-se a nós nesta honrosa jornada.

Hoje, dia 4 de fevereiro, chegamos ao final da nossa gestão a frente do CRMV-BA, que passou por dois mandatos, ao longo dos triênios 2013-2016 e 2016-2019. E, neste momento, somos invadidos por uma forte sensação de dever cumprido. Não por termos realizado todas as ações que eram necessárias ao bom funcionamento do CRMV-BA, mas principalmente, por termos a exata noção de que trabalhamos obstinadamente para conseguirmos tal intuito e fizemos o melhor que poderíamos em cada situação.

Nossa função nos colocou defronte a problemas dos mais variados graus de complexidade, enormes desafios, muitos questionamentos e muitas ações. Esta diversidade de ocorrências, embora por vezes extenuantes, possibilitou-nos um conhecimento bastante amplo sobre as diversas atribuições da Medicina Veterinária, da Zootecnia e dos setores vinculados a estas atividades. Nenhuma universidade do mundo nos oportunizaria tal dimensão de conhecimento e moldagem para gestão e para vida.

Foram seis anos de muito trabalho em busca de constante aprimoramento dos processos internos da Autarquia, com foco na fiscalização do exercício profissional, razão da existência dos Conselhos de Classe. Buscamos ferramentas para melhorar o atendimento aos profissionais e às empresas, aumentando os canais de comunicação com o público. A implantação do planejamento estratégico nos possibilitou uma gestão focada em resultados, obedecendo rigorosamente às determinações legais. Com isto, tivemos um aumento crescente na arrecadação, alcançando nos últimos dois anos superávit nas receitas.

Intensificamos a cobrança, implantando a cobrança ativa, acompanhada diariamente pelos nossos colaboradores e estagiários, o que resultou em redução substancial da inadimplência.

Nestes seis anos de mandato tivemos um aumento do número de profissionais inscritos de 45,29% em nosso cadastro, período em que as empresas registradas e ativas avançaram em 92,29%. Promovemos a atualização do nosso sistema de cadastro com recadastramento de profissionais e empresas no tocante a endereços, capital social e situação cadastral das pessoas jurídicas perante aos órgãos governamentais de arrecadação. Esta ação resultou numa situação mais real do nosso cadastro, o que possibilitou projetar nossas ações com mais precisão.

Investimos na capacitação continuada, realizando nas duas gestões 16 edições do módulo básico e quatro do avançado do Seminário Baiano de Responsabilidade Técnica, capacitando mais de 900 profissionais no Estado. Apoiamos eventos em inúmeras áreas de atenção, com destaque para a realização do primeiro Seminário Baiano de Zootecnia. Buscamos uma aproximação maior com o CFMV e CRMVs, Faculdades de Medicina Veterinária e Zootecnia, órgãos de fiscalização, autoridades políticas e outros Conselhos profissionais com o objetivo de proteger e aperfeiçoar a prática profissional.

Preocupados também com o bom atendimento à sociedade e o fiel cumprimento das normas legais, possibilitamos capacitação aos nossos colaboradores nas suas diversas áreas de atuação. Outro ponto forte da nossa gestão foi a implantação em nosso site, em outubro de 2015, do Portal da Transparência. A plataforma armazena todas as informações referentes à execução orçamentária: institucional, legislação, licitações, finanças, viagens, gestão de pessoas, profissionais e empresas e outras, tornando pública e detalhada toda execução orçamentária e financeira do CRMV-BA.

Um dos anseios das classes médicas-veterinárias e zootécnica do nosso Estado e que foi atendido em nossa gestão, como compromisso de campanha, foi a realização da primeira eleição online em nosso Regional, que tornou o processo eleitoral rápido e eficiente.

Finalizamos o mandato, passando para a equipe que nos sucede três processos licitatórios em andamento, com recurso em caixa para a reforma da nossa sede, implantando a acessibilidade em nossas dependências, aquisição de móveis planejados para melhor conforto dos nossos clientes e colaboradores e a renovação da frota de veículos para segurança dos nossos fiscais e melhoria da fiscalização.

Todas as ações realizadas pela gestão foram frutos de um trabalho em equipe que envolveu a participação de Diretores, Conselheiros, Colaboradores, assessores e estagiários que trabalharam de forma harmônica e convergente com os objetivos pré-estabelecidos e definidos em nosso planejamento estratégico e que contribuíram com o que tinham de melhor.

Assim, aproveitamos esse momento de “até logo” para agradecermos a cada um o apoio recebido; a todas as instituições parceiras que nos ajudaram na execução de nossas ações, aos presidentes dos demais CRMVs de todo Brasil e ao CFMV, aos muitos amigos que fizemos ao longo destes seis anos.

Gostaríamos de agradecer a Deus por ter nos dado saúde e disposição para cumprir esta importante missão e superar os obstáculos, os quais não foram poucos e que muitas vezes, pareceram instransponíveis. Outro agradecimento especial vai para toda a minha família, a qual destaco meu esposo, filhos e minha querida mãe, que perdemos no curso da gestão e que sempre foram nosso porto seguro e grande incentivo e minha netinha Laura, que ganhei durante o mandato. Sem o carinho, compreensão e força, muito provavelmente não teríamos alcançado nossos objetivos.

Por último e não menos importante, queremos agradecer a toda população por ter entendido nossa missão, ter sido tolerante com nossas falhas e ter ajudado a construir um Conselho mais forte e mais atuante na construção de uma melhor qualidade de vida para a sociedade baiana.

Muito ainda pode ser feito, mas chegamos ao final deste ciclo com a certeza de que fizemos o que podia ser feito. Demos o nosso melhor em prol do engrandecimento da Medicina Veterinária e Zootecnia.

Agora, despedimo-nos da presidência do CRMV-BA, mas continuaremos contribuindo para a valorização da Zootecnia e especialmente da Medicina Veterinária, profissão que escolhemos por amor e vocação e que exercemos com incansável entusiasmo.

Cordial abraço;
Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida
Presidente do Conselho de Medicina Veterinária do Estado da Bahia

Gestões 2013-2016 e 2016-2019

Enquetes

O que você achou do novo boletim do CRMV-BA?

  • Gostei. Está mais dinâmico e atrativo (43%, 17 Votos)
  • Gostei, mas ainda pode melhorar (33%, 13 Votos)
  • Não gostei (15%, 6 Votos)
  • Por mim tanto faz. Não leio mesmo (10%, 4 Votos)

Total de Participantes:: 40

Carregando ... Carregando ...

INFORMATIVO

Cadastre-se para receber notícias do CRMV-BA.

Send this to friend