O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA) recebeu com espanto e surpresa a informação sobre a existência da plataforma digital DrVetonline, que promete extinguir as consultas presenciais com um médico-veterinário.

A plataforma digital DrVetonline, que está sediada no Estado de São Paulo, mas alcança todo o território nacional, é um acinte à classe médica-veterinária e uma afronta ao código de ética seguido pelos profissionais. O código é claro em seu artigo 8º, inciso XV, quando diz que “é vedado ao profissional receitar sem prévio exame clínico do paciente”. Profissionais que infrinjam essa regra estão passíveis a processos ético-profissionais.

Entendemos que nada substitui a consulta presencial e o olhar clínico do médico-veterinário, profissional que é o único habilitado e capacitado para diagnosticar e tratar da sanidade e do bem-estar dos animais.

Deste modo, é salutar o regional baiano esclarecer que repudia não apenas a plataforma digital DrVetonline, mas também os profissionais que dela fazem parte, uma vez que agem em descumprimento a legislação.

A nossa responsabilidade, enquanto agente fiscalizador é com a sociedade e com os profissionais que respeitam as normas e não hesitaremos em cumprir nosso dever institucional de fiscalizar o exercício profissional de médicos-veterinários e zootecnistas em defesa da segurança e do bem-estar da sociedade e dos animais.

Por fim, ressaltamos que o CRMV-BA sempre se posicionará desfavorável a toda e qualquer iniciativa que macule a honra da Medicina Veterinária e da Zootecnia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *