É com pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA) comunica o falecimento do médico-veterinário, pesquisador e professor Jurgen Döbereiner,  ocorrido na última terça-feira, 16 de outubro de 2018.

Döbereiner nasceu na Alemanha, em 1º de novembro de 1931, e iniciou o curso de Medicina Veterinária na Universidade de Munique, em 1947, terminando os estudos em 1954, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Ele  naturalizou-se brasileiro em 1956, tendo feito carreira no estado fluminense.

A partir de 1955, o profissional passou a ser pesquisador do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na seção da Anatomia Patológica do, então, Instituto de Biologia Animal. Em 1975, começou a trabalhar na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Em conjunto com os pesquisadores Carlos Tokarnia  e Paulo Vargas Peixoto desenvolveu trabalhos sobre plantas tóxicas e deficiências minerais em bovinos. Também em parceria destes pesquisadores e de outros contribuiu para o diagnóstico e controle do Botulismo Epizoótico dos Bovinos e dedicou-se, durante vários anos, ao estudo da Periodontite dos Bezerros.

O sepultamento foi  realizado na quarta-feira (17 de outubro) no cemitério Santa Sofia, em Seropédica, no interior do estado do  Rio de Janeiro.

 

Fontes: Assessoria de Comunicação do CRMV-RJ com informações do livro História da Medicina Veterinária, de 2009 e site da EMBRAPA.
(Com alterações feitas pela Ascom CRMV/BA, 18 de outubro de 2018)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *