No mês que completa 52 anos de fundação, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), comemora  o marco de sete mil médicos-veterinários inscritos.

Em setembro do ano passado,  o Regional baiano havia atingido a marca de sete mil inscritos no geral, reunindo médicos-veterinários e zootecnistas.   Hoje o total é de 7.569 profissionais das duas profissões com inscrição regular.

“Trata-se de um número importante, que coloca o CRMV/BA  entre os nove  grandes Regionais do país, com 387 zootecnistas e  5.299 médicos-veterinários em atividade no estado”, lembra o presidente Altair Santana de Oliveira.

São profissionais ligados a diversas áreas de atuação como melhoramento genético e nutrição animal no caso dos zootecnistas e  no caso dos médicos-veterinários clínica de pequenos animais, que é a mais conhecida da população, passando pela saúde pública, controle de zoonoses, inspeção de alimentos, e cuidados com  silvestres ou exóticos, além de ensino, pesquisa e extensão, entre cerca de 90 atividades que podem ser exercidas.

26% a mais

Para realizar inscrições primárias ou secundárias, a porta de entrada é o Departamento de Fiscalização e Cadastros (Defiscad). Conforme relata o colaborador que recebe os novos inscritos, Elenilson Dias, mesmo com a pandemia da Covid-19  o movimento tem sido intenso:   “desde o início da interrupção do trabalho presencial em 17/03/2020,  foram 721 inscrições realizadas. Se compararmos com o mesmo período anterior, com o trabalho unicamente presencial, foram 531. Ou seja, 190 a mais. Um aumento de 26%  de novos inscritos em relação ao período anterior”.

Entre os sete mil médicos-veterinários,  3.630  deles são do sexo masculino e  3.375 do sexo feminino.

Salvador é a cidade com maior número de profissionais:  são  2.481. Em segundo lugar, está Feira de Santana com 452, e em terceiro Itabuna com 173. Vitória da conquista com 162 e  Ilhéus com 130 completam a lista dos cinco maiores agrupamentos de profissionais.

O Regional conta ainda com 3.983 empresas em atividade registradas no estado. Esses dados são de  20 de julho de 2021.

Ascom CRMV/BA, 22 de julho de 2021