25 de março de 2020

O Ministério da Saúde antecipou para março, neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A vacina disponível, contra o vírus Influenza, garante imunização por um ano. Na primeira etapa da campanha, iniciada hoje, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde.

Os médicos-veterinários, como profissionais de saúde, estão inseridos nesses grupos prioritários de imunização e são respaldados pela Resolução nº 287/1998, do Conselho Nacional de Saúde, uma vez que atuam em diversas frentes, desde a gestão até a vigilância epidemiológica e sanitária, além dos serviços veterinários em clínicas e hospitais

O Ministério da Saúde informou que já comunicou aos órgãos de saúde locais quais são os trabalhadores da saúde incluídos entre os públicos prioritários. A orientação é que os médicos-veterinários se dirijam aos postos de saúde portando suas carteiras profissionais, comprovando a inscrição regular no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) de seu estado.

Vale reforçar que a vacina contra o vírus da influenza não tem eficácia contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2), porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos.

Assessoria de Comunicação do CFMV