Em 19 de dezembro de 2020,  são  comemorados  o Jubileu de Ouro da turma de 1970 e o Jubileu de Diamante da turma de 1960 de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

A data foi lembrada pela Academia Baiana de Medicina Veterinária (Abamev) que todos os anos presta homenagens aos profissionais que completam 50 anos de formatura.  Em 2020, devido à pandemia, as festividades foram no mundo virtual.

Também membro da Abamev, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA),  Altair  Santana de Oliveira, falou sobre os Jubileus:

Professor aposentado da Ufba, o médico-veterinário José Carlos Moura, vice-presidente da Abamev, resgatou  do livro História da Medicina Veterinária da Bahia, do Professor Geraldo Cézar de Vinháes Torres, a lista com formandos de 1960 e a de 1970, exposta abaixo:

Entre eles, o de número 286 na lista acima,  o presidente Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet),  Josélio de Andrade Moura, que recentemente, na solenidade de posse do  presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Francisco Cavalcanti de Almeida, fez menção à data e aos colegas de jornada da Ufba.

Josélio Moura discursa na posse da Diretoria do CFMV em 16 dezembro 2020, foto: reprodução do Youtube.

Figura atuante na política profissional, ele foi também presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV)  e  em 2017 concedeu essa entrevista para o projeto de memória do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia.

Prefeito

Entre os formandos da turma  de 1960, que completa o Jubileu de Diamante, está  outra personalidade relevante da Medicina Veterinária baiana e brasileira: o médico-veterinário René Dubois.

Foto: Reprodução de álbum pessoal

Atuante na valorização profissional, Dubois, foi presidente do CRMV/BA em duas gestões (1972-1975 e 1975-1978)  e  presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (1978 a 1990). Além disso, Dubois foi prefeito da cidade de Jaguaquara, cidade do sudoeste da Bahia em duas oportunidades (1970-1972 e 1983-1988).

René Dubois no CFMV em Janeiro de 2018 (ao centro, com calça cáqui e blazer escuro). Foto: ASCOM CFMV

Ascom CRMV/BA