Em 2019, a equipe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), realizou atividades em 305 localidades do estado, sendo 233 cidades e 72 distritos. Em Salvador, a fiscalização esteve em 98 bairros.

Somando o número de autos de infração a empresas e profissionais, foram 707 documentos emitidos, além de 2.623 Termos de Constatação.

Os autos de multa foram em menor número, fruto da postura educativa do CRMV/BA e da regularização das pessoas jurídicas: 206.

O número de estabelecimentos alcançados pela fiscalização da Autarquia baiana impressiona: foram 3.323 durante o ano passado.

Respondendo às demandas da sociedade, das empresas e dos profissionais, foram apuradas 35 denúncias, ou seja,  quase três a cada mês.

Analisando a performance geral, o Conselho  chegou aos  indicadores de desempenho e pode mensurar também a eficácia das autuações. Das 3.826 empresas atuantes, o indicador de desempenho mostrou que 86,83% delas foram fiscalizadas no último ano, dessas, 21,28% estavam irregulares.

Desprendimento

Para o Coordenador de Fiscalização da Autarquia, Alexander Ramos, os número de 2019 denotam o “desprendimento da equipe, cito o grupo que  fica internamente e também o grupo que vai a campo, que tem grande compromisso com o trabalho”.  Ele explica que “adotamos a estratégia de priorizar os grandes centros, o que resultou na alta cobertura. Em  2020 as cidades com menor número de estabelecimentos também serão fiscalizadas”, projeta.

Para Altair Santana de  Oliveira, presidente do CRMV/BA, “informar os resultados do desempenho da fiscalização é prestar contas à sociedade, aos profissionais e às empresas registadas na Autarquia. Desta forma, comunicamos nossas realizações e o cumprimento de nossa principal função, que é fiscalizar o exercício profissional em benefício da sociedade”.

Ascom CRMV/BA, 22 de janeiro de 2020