Na última sessão plenária de 2019, realizada em 10 de dezembro, conselheiros e diretores do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), se reuniram para discutir as atividades administrativas e normativas de competência do pleno.  Eles apresentaram pareceres sobre processos em andamento e avaliaram projetos e propostas para enviar aos poderes públicos visando ampliar o campo de ação dos médicos-veterinários e dos zootecnistas.

Desconto de quase 30%

“A gente discutiu muitas coisas”, falou o presidente Altair Santana de Oliveira. “Informamos o expediente  da diretoria,  falamos de todas as reuniões que participamos em novembro e prestamos contas aos conselheiros de informações sobre o aluguel do imóvel que iremos usar provavelmente em janeiro durante a reforma da sede”.

Ele explicou que deseja garantir o conforto dos funcionários e dos médicos-veterinários e zootecnistas durante as obras que serão realizadas no prédio do CRMV/BA.  “Foi um imóvel cuja proposta inicial  para aluguel era de dez mil reais, mas conseguimos negociar para pouco mais de sete mil reais”, mostrando o  esforço da diretoria em administrar com responsabilidade os recursos da Autarquia.

Durante a  apresentação, votação e aprovação  de dezenas de processos, o pleno se debruçou sobre questões judiciais que afetam a atividade de fiscalização dos Conselhos e sobre as quais estão sendo tomadas decisões no Regional baiano.  Por outro lado, uma iniciativa do Jurídico do CRMV/BA, pode agilizar os processos internos,  evitando o reexame de peças sobre as quais já se estabeleceu consenso, a exemplo das súmulas vinculantes do Supremo Tribunal Federal.

O pleno discutiu também as diretrizes do Tribunal de Contas da União (TCU) para que se intensifique os investimentos na fiscalização, a atividade principal dos Conselhos de classe e que deve ser priorizada.

Interiorização

Nas oito horas de trabalhos, também foi reservado um tempo para ser  detalhada a proposta de atividades para a comunicação do Regional baiano para 2020.  O assessor de comunicação Lucas Figueredo mostrou os números e avanços do setor durante 2019, falou das ideias de campanhas para o próximo ano e sugeriu maior investimento na interiorização da comunicação  no estado.

O jornalista avaliou a receptividade: “a resposta da plenária foi extremamente positiva e acreditamos que vamos atingir os objetivos propostos em nosso plano, reforçando a imagem e o reconhecimento do CRMV/BA pela sociedade e junto às classes que ele representa, que é o principal objetivo da diretoria e da comunicação. Para isso precisamos contar com o apoio dos profissionais inscritos e dos demais colaboradores do Conselho”.

Comentando as ações do setor em 2019, o presidente mencionou que “a Comunicação foi o destaque do CRMV/BA no Brasil, foi muito bom o trabalho de vocês, estão de parabéns”, afirmou Altair Oliveira.

Metas alcançadas

Pelo volume das atividades, o presidente acredita que o Conselho conseguiu cumprir a agenda proposta no começo do ano. Ele elogiou o trabalho dos colaboradores e das comissões durante o ano, citando a Conferência de Saúde Pública, o Museu de Anatomia, as comemorações pelos  cinquenta anos de fundação, a força tarefa em Coronel João Sá e Pedro Alexandre, a primeira edição do Seminário Baiano de Infectologia Veterinária (Sinvet),  o Simbazoo (Simpósio Baiano de Zootecnia) e diversas atividades ligadas à educação continuada por meio de apoio à entidades como a Anclivepa-Bahia.  Outro tópico que presidente não esconde o orgulho é o projeto do  Programa de Desenvolvimento para os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (Prodes), feito no Regional baiano “o nosso projeto tem sido reconhecido como exemplo e o Conselho Federal o recomenda aos outros Regionais”.

Além do presidente, a  430ª Sessão ordinária do Regional baiano teve as presenças do vice-presidente Lúcio Leopoldo Aragão da Silva, da secretária-geral Irenildes Santos, do tesoureiro Ricardo Bittencourt, e dos conselheiros José Roberto Pinho, Rafael Teixeira,  Lia Muniz Barretto Fernandes, Luis Fernando Batista Pinto, Sidney Gonçalves Gonzalez Alves e Carlos Humberto Almeida Ribeiro Filho.