No dia 12 de maio de 2020, o pleno do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA) se reuniu para a realização da 435ª  Reunião Plenária Ordinária (RPO) da Autarquia.

Essa foi a segunda RPO feita de modo virtual no Regional Baiano.  Conselheiros e Diretores reportaram suas atividades para conhecimento, apreciação e deliberação do pleno, nos casos aplicáveis.

TCU e Planos de Comunicação

O presidente Altair Santana de Oliveira  fez um balanço da Reunião Plenária “realizamos a segunda plenária virtual em tempos da Covid-19, na qual a maioria das discussões teve como origem os efeitos da pandemia em nossas atividades, a exemplo: funcionamento das atividades com o uso de mídias, e-mail e telefone; servidores em home-office; funcionamento da nova sede; mas enfatizo a discussão e votação sobre teleatendimento na Medicina Veterinária, que ao final de longa discussão, o CRMV-BA se posicionou contrário”, afirmou.

A despeito das dificuldades impostas pela Covid-19, o presidente relata que o trabalho do Conselho não cessa e anuncia novas atividades em 2020 “destacamos o desempenho da Assessoria de Comunicação e  tivemos a participação do assessor  Lucas Figueredo na plenária, para  apresentar os relatórios da empresa de publicidade, com os resultados das publicações feitas até o momento”, declarou.

Foram apresentadas as propostas de inserções em TV local e “renovação do contrato de publicidade em vigor, aprovados na plenária”, informou  o presidente.  “A ASCOM promoverá reunião com a diretoria e conselheiros sobre as alternativas dos filmes na TV para definição final”, falou Altair.

O presidente ainda destacou as novas decisões do Tribunal de Contas da União para a vida contábil das Autarquias “tratamos também das mudanças promovidas pelo TCU sobre divulgação do desempenho físico-financeiro dos Conselhos de Classe”, detalhou.

TV, Rádio e Jornal

Como tesoureiro, o diretor Rodrigo Bittencourt fez um painel de suas atividades junto ao Departamento de Fiscalização e Cadastro (Defiscad), enfocando o monitoramento dos processos de cobrança, reprogramação e reparcelamento de débitos de pessoas físicas e jurídicas.

Além disso, ele relatou aos colegas sobre  “a operacionalização de 100% das nossas movimentações em ambiente virtual”.

Professor da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (Emevz) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Bittencourt destacou a parceria entre o mundo acadêmico e o CRMV/BA  “a parceria com a Academia tem gerado muitos frutos, como a  confecção dos vídeos informativos, o canal de atendimento sobre a Covid-19, dentre outras propostas”.  Sobre o canal de atendimento, ele assinala que “como diretor do Conselho estive em quatro canais de televisão, TV Bahia (Globo), Aratu ( SBT),  TV Itapoan (Record),  e TV E, fiz rádio Bandeirantes, Educadora, Rádio GFM e o  Jornal Correio*, tendo uma mobilização grande”.

Esforço da equipe de informática

Os diretores também destacaram os esforços da equipe de informática do Conselho, cujo trabalho permite que os profissionais e empresas possam acessar aos serviços da Autarquia, falar com os funcionários e obter documentos e informações necessárias para o andamento dos seus negócios.  Esses  permanecem abertos durante a pandemia a partir das explicações sobre a importância dos serviços veterinários e zootécnicos prestadas pelo  CRMV/BA  aos gestores municipais e do estado.

Ascom CRMV/BA, 14 de maio de 2020