A médica Veterinária Maria Tereza Mascarenhas, da Comissão Estadual de Saúde Pública (CESP), do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), representou a Autarquia Federal  na reunião do projeto “Quintas da Vigilância” da  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)  no último dia 27 de fevereiro.

A iniciativa das “Quintas de Vigilância” é da coordenação de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados do Estado da Bahia, seção  da Agência Nacional de Vigilância Sanitária,  em parceria com a Escola  de Administração Fazendária  do Ministério da Fazenda brasileiro, que fornece a certificação

O projeto começou em   31/08/2017  com o objetivo de fortalecer todos os trabalhos da Vigilância Sanitária.

A reunião foi aberta para o meio acadêmico e para todos os profissionais da área de saúde que queriam contribuir  com a elaboração dos  temas e dos  debates deste ano.

Avaliando a reunião, a doutora Maria Tereza Mascarenhas  declarou que  “teve boa representatividade dos Conselhos e dos profissionais, das prefeituras e da Fiocruz, gerando presença qualificada”. A médica veterinária também achou os temas propostos relevantes e considerou feliz a escolha do tema “Febre Amarela” para o primeiro trabalho de 2018. Ela ressaltou que esta mesma temática havia sido escolhida para trabalhos da CESP-CRMV/BA.

No dia 22 de março o  assunto  vai ser discutido com ênfase na vacina fracionada para Febre Amarela e o facilitador será um pesquisador da Fiocruz.

Acreditando que o saldo do encontro foi positivo, ela “defende a presença da Medicina Veterinária nestes fóruns importantes”.

Idealizado  para promover ciclos de palestras e troca de experiências na última quinta-feira de cada mês,  as “QUINTAS DE VIGILÂNCIAS” já discutiu temas como “Educação Sanitária: Foco em Mercados Populares” (26/10/2017) ,  “Controle de Vetores” (30/11/2017)  e “Gerenciamento de Resíduos Sólidos“, (28/09/2017).

(Foto cedida pelo CVSPAF/BA)

Ascom CRMV/BA, 06 de março de 2018