CRMV-RR sedia a XXVI Câmara de Presidentes do Norte, Nordeste e Espírito Santo

Os lideres tiveram palestras e debates sobre as diretrizes da Medicina Veterinária no Estado e no país, com destaque para o bem-estar animal; alimentação saudável a todos; e melhorias na política de ensino [...]

08 de julho de 2019

Entre os dias 4 e 5 de julho aconteceu a XXVI Câmara de Presidentes do Norte, Nordeste e Espírito Santo, organizada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Roraima (CRMV-RR), na capital Boa Vista. O evento reuniu presidentes, conselheiros, diretores e servidores dos Conselhos Regionais e contou com palestras e debates sobre as diretrizes da Medicina Veterinária no Estado e no país, com destaque para o bem-estar animal; alimentação saudável a todos; e melhorias na política de ensino.

04 e 05-07-2019 – XXV Câmara de Presidentes Norte, Nordeste e Espírito Santo - Boa Vista-RR

Para o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti, foram dois dias de aprendizado e agradecimentos a todos que trabalham arduamente para o progresso das classes dos profissionais. “Tivemos palestras interessantes de colegas responsáveis por algumas Instituições governamentais e preocupados com a evolução e prestígio do médico-veterinário, especificamente o trabalho sanitário”, destacou.  Cavalcanti assegurou que refletiu sobre as preocupações dos presidentes “para que cada vez mais o CFMV participe e dê as condições aos Regionais para que o Sistema seja realmente integrado, forte e coeso em benefício das classes dos médicos veterinários e das classes dos zootecnistas”, reiterou.

O presidente do CRMV-RR, Francisco Edson Gomes, disse que o encontro superou as expectativas. “Este evento é histórico em Roraima. Isso mostra que o Conselho está a cada dia buscando medidas para melhorar as condições de trabalho para as classes. Foi fundamental levarmos as demandas de Roraima ao conhecimento dos demais Conselhos Regionais e do Federal. Vimos que as dificuldades que passamos, outros Estados também sofrem, no entanto, se faz necessário solicitar apoio e união nas ações para elaborar estudos e proposições de medidas que valorizem e ampliem o mercado de trabalho, afirmou.

O CRMV/BA foi representado no encontro pelo 
Presidente, Altair Santana de Oliveira.

 

Palestras

A primeira palestra do evento foi ministrada pela médica-veterinária e chefe do Serviço de Insumos e Saúde Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Terezinha de Jesus Silva Brandão, com o tema: Ações do Mapa na Defesa Agropecuária do Estado de Roraima.

A servidora frisou que o assunto é de interesse nacional, em virtude da grande imigração de venezuelanos no Estado, que carregam produtos de origem animal dentro das bagagens e podem trazer sérios riscos à sociedade. Também foram destacadas as ações tomadas pelo Ministério da Agricultura em conjunto com o Governo do Estado e vacinações.

Ainda na parte da manhã, o médico-veterinário e chefe do Núcleo de Inspeção de produtos de Origem Animal, da Agência de Defesa de Agropecuária de Roraima (ADERR), Diego da Costa Souza, falou sobre os Serviços de Inspeção no Estado de Roraima e mostrar a realidade local, que ainda é diferente das demais regiões do país.

Costa destacou a necessidade de elaboração de novas políticas, descentralização de recursos para levantar a classe da inspeção no Estado, e enfatizou que é essencial ter médico-veterinário como Responsável Técnico (RT) em empresas que comercializam produtos de origem animal, especialmente para exportação, o que demanda capacitação permanente e atualizada de acordo com a realidade do mercado de trabalho.

No segundo dia do evento, o superintendente Federal de Agricultura de Roraima do MAPA, Plácido Alves, palestrou sobre Cenários da Agropecuária em Roraima e, em seguida, o médico-veterinário e assessor de Educação Sanitária da ADERR explanou sobre as ações da Agulha Oficial de Fronteiras, pontuando a imigração venezuelana. Os palestrantes destacaram quais medidas são adotadas para o controle de entrada no Brasil, bem como as medidas que são adotadas para o controle de doenças.

Compareceram no Encontro os Presidentes dos seguintes Conselhos Regionais: CFMV; CRMV/PB; CRMV/PA; CRMV/ES; CRMV/AM; CRMV/BA; CRMV/PI; CRMV/AC; CRMV/RN; CRMV/AL; CRMV/SE; CRMV/PE; CRMV/RJ; CRMV/MT

Fonte: Assessoria de comunicação do CRMV-RR
(com alterações ASCOM CRMV/BA)

Enquetes

O que você achou do novo boletim do CRMV-BA?

  • Gostei. Está mais dinâmico e atrativo (43%, 17 Votos)
  • Gostei, mas ainda pode melhorar (33%, 13 Votos)
  • Não gostei (15%, 6 Votos)
  • Por mim tanto faz. Não leio mesmo (10%, 4 Votos)

Total de Participantes:: 40

Carregando ... Carregando ...

INFORMATIVO

Cadastre-se para receber notícias do CRMV-BA.

Send this to friend