No dia 10 fevereiro de 2021,  diretores e conselheiros do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA),  se reuniram para decidir sobre os rumos da administração da Autarquia, sobre demandas geradas por profissionais e empresas e sobre temas gerais da Medicina Veterinária e da Zootecnia.

Os participantes iniciaram a  448ª Reunião Plenária Ordinária (R.P.O) ouvindo informes gerais do presidente, Altair Santana de Oliveira.   Ele anunciou que o Conselho encaminhou ofícios aos secretários de saúde dos municípios baianos e ao secretário estadual de saúde. Fábio  Vilas-Boas explicou sobre a situação da pandemia do estado, e pediu paciência e  prioridade para os mais frágeis, os mais idosos e os mais expostos ao vírus.  O secretário de saúde de Salvador, Leo Prates, e secretários de outros municípios baianos também responderam e segundo disse Altair Oliveira, eles garantiram que “o médico-veterinário terá prioridade na vacinação como profissional da saúde”.

A assembleia comentou ainda sobre a realização da 707ª sessão de  julgamento de Processo Ético Profissional (PEP),  a primeira feita de modo virtual e também sobre a primeira Solenidade de Entrega de Carteiras realizada em ambiente virtual, ambas consideradas bem executadas. A conselheira Maria Tereza Mascarenhas, que participou do julgamento do PEP afirmou que  “atendeu todos os trâmites e todos tiveram suas falas garantidas”.

Uma denúncia sobre um curso de Medicina Veterinária no interior do estado que em breve vai graduar uma turma sem que tivessem ocorrido aulas práticas na formação dos estudantes, indignou e preocupou conselheiros e diretores, que decidiram investigar o caso e encaminhar a denúncia para a direção da faculdade, para o  MEC e para o  MPF.

Foi registrado o fato que o coordenador do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia, Thadeu Marinello, encaminhou a relação dos alunos que colaram grau, em resposta à circular do CRMV/BA.

Foram relatadas  91 inscrições de novos médicos-veterinários e 04 novos zootecnistas e o registro de 19 empresas, sete cancelamentos de inscrições de pessoas físicas, cinco deles deferidos, um com pendência de diligência e outro negado, 14 pedidos  de baixa de empresas e 06 multas em empresas, sendo que 04 delas se regularizaram no tempo correto ou recorreram do auto de infração.

Presidente da comissão de acompanhamento e fiscalização de obras, o vice-presidente do CRMV/BA,  Lúcio Leopoldo Aragão da Silva, atualizou o pleno sobre o andamento da reforma da sede do CRMV/BA. Ele relatou que no “05 de fevereiro foi feita a  medição da obra, com alterações necessárias para garantir a vida útil das instalações”. Segundo ele, a comissão “continua fazendo pente fino para identificar o andamento do projeto”, visando garantir a segurança e durabilidade da reforma.

O tesoureiro da Autarquia, Rodrigo Bittencourt, detalhou os custos de funcionamento da Autarquia, lembrando que a maior parte deles é fixa, pois o Conselho continuou funcionando durante a pandemia, mesmo em regime de teletrabalho

Nome da nova sede

De acordo com a Lei nº 6.454 /77, não se pode batizar bem público de qualquer natureza com nomes de pessoas vivas. Sendo assim, o pleno do CRMV/BA decidiu consultar as entidades representativas da Medicina Veterinária da Bahia, para ajudar na escolha do nome do prédio restaurado.

Nas discussões e proposições finais também foram discutidos: a realização de  Seminários avançados de RT em empresas de desinsetização, em clínicas e em outros segmentos assemelhados,  reunião com  órgãos como Mapa, Conselho e Vigilância Sanitária para tratar de venda de medicamentos veterinários, entre outros.

Presentes na 448ª Reunião Plenária Ordinária (R.P.O):

Méd. Vet. Altair Santana de Oliveira – presidente CRMV 1232

Méd. Vet. Lúcio Leopoldo Aragão da Silva, vice-presidente CRMV-BA 1328