Foi anunciado  nesta quinta-feira, dia 17 de junho em Brasília, o profissional agraciado na segunda edição da Comenda Muniz de Aragão.  Na data é comemorado o Dia da Medicina Veterinária Militar.

Pós-doutor em Saúde Global e Ambiental , com concentração em Saúde Única, pela  University of Florida – Gainesville/EUA (2015-2016), doutor em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na área de Epidemiologia (2012), mestre  em Ciências Veterinárias (ênfase em Epidemiologia) pela Université de Montreal – Canadá (2001), e Graduado em Medicina Veterinária pela UFBA (1995). Esse é o currículo acadêmico do segundo profissional  agraciado com  a Comenda Muniz de Aragão. A escolha se deu por unanimidade pelo nome do Tenente Coronel  baiano José Roberto Pinho.

Da direita para esquerda, Igor Pinto Andrade, funcionário do CFMV, Dr. Altair Santana, presidente do CRMV/BA, Dr. Josélio Moura, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, Dra. Ana Elisa Almeida, vice-presidente do CFMV e Ten Cel José Roberto Pinho. Foto: CFMV

“Foi com muita alegria e orgulho que acompanhamos a votação e a escolha unânime do nosso Conselheiro, médico -veterinário e Tenente Coronel do Exército Brasileiro, Dr. José Roberto, para receber a Comenda Muniz de Aragão. O CRMV-BA sabia do favoritismo do nosso candidato, pela riqueza do seu currículo e por suas realizações em diversas áreas da Medicina Veterinária e da atividade militar”, disse o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia, Altair Oliveira.

A honraria foi criada para homenagear quem presta ou prestou  relevantes serviços à Medicina Veterinária Militar Brasileira e ao fortalecimento da Veterinária Militar.

Enciclopédia

Conselheiro  do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia, José Roberto Pinho,  além de uma trajetória acadêmica sólida tem uma folha extensa de serviços prestados à nação.  Ele foi o primeiro médico-veterinário do país a servir como boina azul da Organização Nações Unidas,  no Haiti.

Professor, tendo lecionado em diversas faculdades no norte, nordeste e centro-oeste do país, está lotado na equipe de   professores/pesquisadores da Escola Superior de Guerra (ESG) – Campus Brasilia-DF.

Com perfil produtivo, o militar está sempre elaborando  conhecimento e publicando textos em revistas especializadas, falando sobre ataques biológicos, químicos e  nucleares, segurança alimentar etc.

Conhecido por ser afável, José Roberto Pinho é classificado por seus pares baianos como “a enciclopédia da Medicina Veterinária”.

“Na correria deste ano atípico foi uma surpresa emocionante receber a notícia deste prêmio tão honroso. Fiquei especialmente sensibilizado por ter sido uma escolha nacional, em um universo de centenas de qualificadíssimos veterinários militares das Forças Armadas e Polícias Militares, com tantas contribuições valorosas.  Veio-me ao espírito a lembrança do nosso Patrono Muniz de Aragão, grande cientista, ilustre médico baiano e líder de importantes transformações que conduziram à criação da nossa pioneira Alma Mater, a Escola de Veterinária do Exército”, afirmou  o vencedor.

Ele fez questão de lembrar das pessoas que contribuíram para sua trajetória: “fui tomado de grande sentimento de gratidão à minha amada mãe, familiares, mestres e amigos que foram os pilares, exemplos e motivadores que me permitiram  chegar a este momento tão especial da minha carreira militar e veterinária, após 27 anos de labor. Humildemente, espero poder continuar servindo ao Brasil, dignificando e fortalecendo a nossa medicina veterinária. Se pudesse resumir todos os pensamentos e sentimentos imiscuídos com esta honraria, diria Agradecer e Servir”, concluiu.

Sobre a Comenda

Criada pela   Resolução nº 1.291, de 24 de setembro de 2019 e alterada pela Resolução CFMV nº 1.386, 16 de março de 2021,  a Comenda foi sugestão do CRMV/BA ao Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Leva o nome do médico baiano João Muniz Barreto de Aragão (1874-1922), tenente-coronel  do Exército Brasileiro, considerado o pai da Medicina Veterinária Militar  e é entregue na data do nascimento dele, 17 de junho.  Muniz de Aragão de notabilizou pelo combate a zoonoses, em especial, ao mormo, em uma época que os militares usavam cavalos para locomoção.

O  primeiro médico-veterinário militar a receber a Comenda Muniz de Aragão foi coronel do Exército, Francisco Augusto Pereira dos Santos, do Rio de Janeiro.

Homenagem da Academia Baiana de Medicina Veterinária (Abramvet)

Ascom CRMV/BA, 17 de junho de 2021

3 thoughts on “Conselheiro do Regional Bahia é o vencedor da segunda edição da  Comenda Muniz de Aragão

1. Parabéns, homenagens e congratulações pela condigna e merecida Alta Comenda recebida, ao Tenente Coronel Vetetinário Doutor José Roberto Pinho de Andrade Lima. Que DEUS o abençoe sempre!
    Lamartine Lima

2. PARABÉNS E QUE CONTINUE COM MUITA MOTIVAÇÃO EM SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL, NOSSO COLEGA E AMIGO Tenente Coronel Veterinário Doutor José Roberto Pinho de Andrade Lima!
    GRANDE ABRAÇO ZEROBERTO!!!!!
    DEUS LHE ABENÇOE SEMPRE!