28 de março de 2019

Reunidas na sede do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em Brasília, as comissões nacionais de Responsabilidade Técnica (Conret) e de Fiscalização (CNAF) usaram seus respectivos encontros para dar continuidade à preparação de manuais voltados à otimização do exercício profissional. A Conret está elaborando o Manual Nacional de Responsabilidade Técnica, enquanto a CNAF prepara o Manual Nacional de Fiscalização.

A Conret reuniu-se nos dias 20 e 21 de março, e aproveitou para trocar ideias com os membros da CNAF sobre a redação do Manual de Responsabilidade Técnica. Segundo o presidente da Conret, Irineu Machado Benevides Filho, as duas comissões discutiram dúvidas sobre o texto do manual. “A versão final será submetida à diretoria do CFMV e à Plenária para votação”, explica.

O mesmo ocorrerá com o Manual de Fiscalização, um dos tópicos abordados pelos membros da CNAF, de 20 a 22 de março. A redação final será elaborada após a reformulação da Resolução nº 1015/2012, o que deve ocorrer após a Câmara Nacional de Presidentes, em maio. “Hoje, os regionais têm seus próprios manuais. O objetivo é que ele seja orientativo, para padronizar e subsidiar nacionalmente o trabalho dos fiscais”, informa o presidente da CNAF, José Pedro Soares Martins

Reunida durante três dias na sede do CFMV, a comissão debateu e estruturou uma série de propostas a serem submetidas à aprovação da diretoria e da Plenária do CFMV. Entre elas estão o agendamento do II Seminário Nacional de Fiscalização, previsto para o segundo semestre, além da realização de seminários regionais e outras iniciativas voltadas à maior proximidade da CNAF com os conselhos regionais.

Assessoria de Comunicação do CFMV