De 16 a 18 de maio de 2019, a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais do Distrito Federal (Anclivepa-DF) realizará, em Brasília, o 40º Congresso Brasileiro da Anclivepa (CBA). O evento está com inscrições abertas até o início das atividades, no entanto, haverá reajustes no valor da adesão a partir de 1º de fevereiro. Para médicos-veterinários e estudantes interessados na submissão de trabalhos científicos, o prazo é 15 de março.

O CBA é um dos principais eventos científicos de clínica veterinária de pequenos animais do país. É realizado anualmente e, neste ano, a programação conta com mais de 60 palestrantes das mais diversas especialidades, como o geriatra brasileiro Hélio Autran, radicado nos Estados Unidos; o dermatologista argentino Pablo Manzuc; e a americana Lauren Trepanier, especialista em Farmacologia Clínica, entre outros profissionais de destaque no Brasil e no mundo.

“Além da qualidade dos profissionais que se apresentarão, solicitamos que todos trouxessem novidades ao evento, com temas atuais e voltados para o dia a dia da clínica de pequenos animais, de modo que os profissionais presentes possam aplicar o que aprenderem no dia a dia”, afirma Andréa Carneiro, presidente da Anclivepa-DF, responsável pela organização do evento.

Com previsão de receber três mil pessoas, entre médicos-veterinários e acadêmicos, uma das novidades em relação às edições anteriores são as iniciativas de responsabilidade socioambiental, do pré ao pós-evento: localização central, para que os participantes se desloquem o mínimo possível; separação de resíduos sólidos e destinação certificada; parceria com o projeto Mini Gentilezas, para recolher produtos oferecidos como amenities nos hotéis e não usados pelos hóspedes, destinando-os a pessoas em situação de rua; e confecção das bolsas com material reciclado, produzido por cooperativa local, entre outras medidas.

Além do site, o 40º Congresso Brasileiro da Anclivepa disponibilizou um aplicativo para iPhone e Android, no qual os participantes podem ver o mapa do evento e antecipar a adesão a palestras de seu interesse, entre outras facilidades.

Evento terá feiras, simpósio e show de encerramento

Embora a programação oficial tenha início no dia 16 de maio, estão previstos cursos pré-congresso no dia 15, que serão realizados no UniCeub, na Asa Norte. As inscrições estão abertas e os temas são: Cirurgia, Dermatologia, Emergência, Odontologia, Células-Tronco e Mecanoterapias para Pequenos Animais.

Paralelamente ao evento, ocorrem duas feiras. A principal é a ExpoAnclivepa, com cerca de 70 expositores de todo o país, entre fabricantes de medicamentos, rações e prestadores de serviços diversos; já a Vila Brasília foi pensada nos médicos-veterinários de Brasília, com produtos e serviços direcionados ao público local.

A agenda contará ainda com um simpósio sobre a Síndrome de Burnout (estresse crônico provocado por sobrecarga ou excesso de trabalho), mesas-redondas intituladas “Converse com as feras”, em que será possível tirar dúvidas com especialistas e uma loja – já funcionando on-line – para a aquisição de lembranças do evento, como pelúcias das mascotes Aurora (gata) e Cliveco (cão), kit viagem e outros itens. E, pela primeira vez, haverá cerimônia de encerramento, com premiações e show do grupo de humor Melhores do Mundo.

Assessoria de Comunicação Social do CFMV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *