Reunidos na sala de plenárias, membros da Comissão Estadual de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal  (COMEEBB), do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), avaliaram ações executadas até o momento, entre elas, os trabalhos desenvolvidos na cidade de  Coronel João Sá, em julho e agosto  deste ano. A localidade foi atingida pelo rompimento da Barragem do Quati, ocorrido na cidade vizinha de Pedro Alexandre.

A presidenta da COMEEBB, Ilka Gonçalves,  relatou as atividades da brigada de voluntários, falou sobre  os médicos-veterinários e zootecnistas que se dirigiram para o local afetado e detalhou as medidas sanitárias e clínicas tomadas para ajudar os animais atingidos pelo rompimento da Barragem do Quati.

Saúde única

Com o empenho do diretores e colaboradores que se deslocaram até o local, ou apoiaram  operacionalmente em Salvador, o Regional baiano  coordenou ações e possibilitou a ida de voluntários.  Essa experiência pioneira da Medicina Veterinária de Desastres na Bahia vai fundamentar ações futuras da Comissão.

Na avaliação da presidenta  da COMEEBB, os resultados foram significativos:  “no desastre em Coronel João Sá atuamos no conceito de saúde única, todas medidas possíveis foram tomadas para garantir e reestabelecimento da saúde animal, humana e ambiental. Estar numa cidade que não tem profissionais da área, onde os habitantes perderam seus lares e estavam começando a ver seus animais adoecerem, levou um pouco de esperança de dias melhores a todos que foram atendidos pela nossa equipe”, afirmou.

Orgulho

O presidente do CRMV/BA, Altair Santana de Oliveira,  expôs algumas considerações sobre o desempenho dos profissionais apoiados pelo  Conselho: “o trabalho voluntário desenvolvido por médicos-veterinários e zootecnistas, visando o salvamento dos animais  dos animais atingidos pelo rompimento da Barragem do Quati, em Pedro Alexandre e Coronel João Sá, nos enche de orgulho, pelo amor e pela dedicação dos nossos profissionais. Vendo o que vi e lembrando do esforço pessoal de cada um dos voluntários, acreditamos, cada vez mais, que o ser humano e o mundo não estão perdidos e que a solidariedade emociona, arrepia e nos traz felicidade.  Parabéns a todos e muito obrigado por representarem tão bem a essência do nosso CRMV/BA”, disse o presidente.

Fórum

Na reunião também foi  discutida a possibilidade da realização de um Fórum de Bem Estar Animal no próximo ano.   A COMEEBB deseja que o evento tenha palestras e mesa redonda sobre o tema nas diferentes espécies animal e sobre a atuação do médico- veterinário e  do zootecnistas.

Participaram da reunião a médica-veterinária Ilka Gonçalves, as Zootecnistas Zoot. Manuela Tosto e Chiara Albano, a assessora técnica Isa Meireles e o vice-presidente do CRMV/BA, médico-veterinário Lúcio Leopoldo Aragão da Silva.

Ascom CRMV/BA, 04 de outubro de 2019