Convidadas pelo presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), médico-veterinário Altair Santana de Oliveira, as coordenadoras dos cursos de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Gisele Oliveira e Laíse Fernandes da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), se reuniram em Itabuna, cidade a 436 km de Salvador na última quarta-feira, 29 de janeiro.

Altair Oliveira revelou que pretende estreitar os laços com os coordenadores de cursos de Medicina Veterinária e de Zootecnia de todo estado. Ele sugeriu que fosse encaminhada para o CRMV/BA uma lista com os formandos de cada semestre, visando aumentar a segurança na expedição das carteiras profissionais.

Matriz Curricular

O presidente do CRMV/BA elogiou a iniciativa da Comissão Estadual de Ensino da Zootecnia (CEEZ) que decidiu fazer reuniões itinerantes, discutindo in loco pontos que preocupam os educadores. Ele citou o encontro realizado pela CEEZ em Itapetinga no ano passado.

Também ressaltou a importância das Solenidades  de Entrega de Carteiras e Seminários de Responsabilidade Técnica que “servem para receber os novos profissionais e para informar sobre o Sistema CFMV-CRMVs”.

Gisele Oliveira, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Uesc, externou sua preocupação com a nova proposta de mudança na matriz curricular, que foi atualizada há pouco tempo na universidade do sul do estado.  Quanto a isso, o presidente do CRMV/BA comentou que uma Resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) veda a inscrições de profissionais que fizerem mais de 20% do curso no Sistema de Educação a Distância (EaD).

Também estiveram na  reunião,  o vice-presidente do CRMV/BA, médico-veterinário Lúcio Leopoldo Aragão da Silva e o Pro Reitor da UESC, George Albuquerque. Albuquerque solicitou informações sobre a possibilidade de apoio do CRMV/BA para o Encontro Nacional de Parasitologia Veterinária, em outubro de 2020, obtendo resposta positiva do presidente da Autarquia, uma vez que o apoio já foi aprovado em Reunião Plenária.

Participação

Além de assuntos científicos e acadêmicos, os participantes falaram da criação de uma associação de médicos-veterinários na região e ainda sugeriram maior participação dos profissionais do interior na gestão do Regional.

Avaliando o encontro,  Altair Oliveira afirmou que “todos os assuntos discutidos foram convergentes e servirão para nortear as rumos da gestão do CRMV/BA”.

Ascom CRMV/BA, 03 de fevereiro de 2020