CFMV alerta: medicamentos veterinários não podem ser usados por humanos

CFMV alerta que os medicamentos veterinários indicados para tratamento de animais não devem, sob nenhuma hipótese, ser administrados em humanos, sob risco de reações adversas graves e efeitos colaterais severos [...]

07 de julho de 2020

Nesta semana, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) atendeu à reportagem de um jornal local de Brasília, sobre a falta do medicamento Ivermectina nas farmácias do Distrito Federal, o que estaria gerando também a busca pelo similar em estabelecimentos veterinários. O aumento da demanda seria a prevenção e tratamento automedicamentoso contra a covid-19, mesmo sem a comprovação científica de que a substância previna ou combata a doença causada pelo novo coronavírus (SARSCoV2).

Conforme relatado por alguns Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs), a situação se repete em outras cidades brasileiras, comprometendo o fornecimento da ivermectina aos animais que realmente precisam da substância, e colocando em risco as pessoas que optarem pela automedicação do produto de uso veterinário.

O CFMV alerta que os medicamentos veterinários indicados para tratamento de animais não devem, sob nenhuma hipótese, ser administrados em humanos, sob risco de reações adversas graves e efeitos colaterais severos.

O uso de medicamentos veterinários por humanos não é seguro, uma vez que não foram desenvolvidos e testados em pessoas, ou seja, não existem dados que atestem a segurança e a eficácia do uso dessas formulações em humanos. Além disso, os medicamentos veterinários podem ser fabricados com requisitos qualitativos e quantitativos diferentes daqueles exigidos para os de uso humano.

Os medicamentos veterinários são registrados e regulamentados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a venda desse tipo de produto deve ser feita sob prescrição de um médico-veterinário.

Assessoria de Comunicação do CFMV

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.