CCZ e CRMV fecham acordo para presença de RT nas campanhas de vacinação em Salvador

As campanhas de vacinação em Salvador passarão a contar com médicos-veterinários como responsáveis técnicos. A decisão, tomada em reunião, na manhã desta terça-feira (8), entre a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia [...]

As campanhas de vacinação em Salvador passarão a contar com médicos-veterinários como responsáveis técnicos. A decisão, tomada em reunião, na manhã desta terça-feira (8), entre a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia (CRMV-BA), Ana Elisa Almeida e a coordenadora do Centro de Controle Zoonoses (CCZ) da capital baiana, Andreia Salvador é resultado da ação do regional baiano, que em setembro de 2018, notificou, por meio de ofício, as prefeituras dos 417 municípios sobre a obrigatoriedade da presença de médicos-veterinários nas as ações de imunização animal.

Também participaram do encontro o presidente e vice-presidente eleitos do CRMV-BA, Altair Santana e Lúcio Leopoldo, o assessor administrativo do Conselho Igor Andrade e a diretora geral da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Pitanga.

“Salvador é dividida em distritos e cada distrito tem um médico-veterinário responsável pelas campanhas. O que ficou decidido é que a partir da próxima campanha, que ainda não temos a data definida, vamos homologar esses profissionais no Conselho como responsáveis técnicos pelas ações, e assim cumprir o que pede a legislação”, explica Andreia Salvador, coordenadora do CCZ.

De acordo com a Lei 5.517/1968, a vacinação animal é uma atividade privativa do médico-veterinário e só pode ser realizada por um profissional ou sob a orientação dele. Já a resolução 844, do Conselho Federal de Medicina Veterinária, assegura que a vacinação de pequenos animais só poderá ser realizada em domicílio ou em estabelecimentos como hospitais, clínicas, consultórios e ambulatórios por profissional habilitado ou sob a supervisão de um veterinário.

“A reunião com a coordenação do CCZ e o acordo selado para o cumprimento da legislação endossam o nosso compromisso com a saúde única e a valorização da Medicina Veterinária. Tivemos um grande avanço e seguiremos atuando para que o médico-veterinário esteja presente em todas as ações de vacinação, uma vez que ele é indispensável nas campanhas. O Conselho de Medicina Veterinária da Bahia vai agir de forma incisiva na fiscalização dos postos das campanhas de vacinação promovidas pelos municípios baianos a fim de garantir a presença de médicos-veterinários com Anotação de Responsabilidade Técnica”, garante a presidente do CRMV-BA, Ana Elisa Almeida.

Enquetes

O que você achou do novo boletim do CRMV-BA?

  • Gostei. Está mais dinâmico e atrativo (43%, 17 Votos)
  • Gostei, mas ainda pode melhorar (33%, 13 Votos)
  • Não gostei (15%, 6 Votos)
  • Por mim tanto faz. Não leio mesmo (10%, 4 Votos)

Total de Participantes:: 40

Carregando ... Carregando ...

INFORMATIVO

Cadastre-se para receber notícias do CRMV-BA.

Send this to friend