Há dez anos foi instituído pela Lei nº 12.316, de 26 de agosto de 2010, o  Dia Nacional do Fiscal Federal Agropecuário, comemorado hoje, 30 de junho.  Porém,  há  140 anos os brasileiros contam com os serviços de fiscalização de alimentos, rebanhos, agroindústrias e fronteiras.  Desde 2000, os Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAs) são uma carreira específica dentro do serviço público federal, lotados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

São profissionais de Medicina Veterinária, Zootecnia, engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos que inspecionam matadouros, frigoríficos, portos, aeroportos, granjas suínas e de aves, rebanhos e desenvolvem pesquisas  nos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA), entre muitas outras atividades.

Geração de riquezas

Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA),  Altair Santana de Oliveira  afirma que tem “o maior orgulho de ser Auditor Fiscal do MAPA, por tudo que o conjunto desses profissionais representa para o agronegócio do país, para a preservação do patrimônio agropecuário e para a saúde pública e bem estar da sociedade. Não seria possível atingir os resultados e a geração de riqueza que o setor agropecuário representa para o país, sem os AFFAs. Seja na produção primária, seja na área dos insumos, na agroindústria ou no comércio Nacional e internacional, garantido a conformidade, a inocuidade, a certificação, a segurança alimentar e dos alimentos, as negociações internacionais dos nossos Adidos Agrícolas, tem sempre a presença de um AFFA. Parabéns a todos os colegas AFFAs da Bahia, do Brasil e até os espalhados pelo mundo inteiro pelo nosso dia.”

Passa pelos serviços dos AFFAs grande parte do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil,  sendo que o nosso agronegócio  exporta produtos para cerca de 200 países.

O ingresso na carreira é feito mediante concurso público, o último foi  realizado  em 2017.

Fontes: Mapa e Anffa Sindical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *