Com o objetivo de cuidar da saúde das pessoas, dos animais e da legalidade dos serviços prestados pelos estabelecimentos médico-veterinários e zootécnicos, a fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), efetuou três rotas no final de maio e começo de junho: Itabuna, Jequié e a segunda parte da Guanambi (veja aqui os números da primeira fase) e Maracás, trecho 1.

Rota Itabuna 2019

Nas cidades de Almadina, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Itabuna, Itajuípe, Itapé, Itapitanga e Uruçuca o fiscal Alexander Ramos esteve em 109 estabelecimentos.

Foram encontradas irregularidades que provocaram a emissão de 22 Autos de Infração. Duas empresas não estavam registradas, dezessete funcionavam sem Responsável Técnico e três apresentaram inconsistências ligadas ao certificado.

Um consultório e uma clínica não estavam registrados no Regional Baiano, e ainda quatro consultórios e cinco clínicas estava sem Responsável Técnico. Uma clínica e dois laticínios não apresentaram a devida certificação.

Cinco empresas foram encontradas com a documentação completa e receberam o Termo de Fiscalização.

Rota Jequié 2019

Em Jequié foram visitados 63 estabelecimentos pelo fiscal Diego Campos. Dois Consultórios veterinários estavam sem Registro, uma clinica veterinária, um consultório veterinário e um laticínio não possuíam ART e uma clínicas veterinária e um laticínio não tinha o certificado. Em decorrência disso, foram emitidos sete Autos de Infração.

Um laticínio, um frigorífico e uma casa de produtos veterinários estavam administrativamente de acordo com a legislação, e receberam o Termo de Fiscalização de Empresas Regulares com o CRMV/BA.

Rota Guanambi (parte 2) e Maracás (parte 1)

Cobrindo considerável extensão territorial, foram visitadas 35 localidades na segunda parte da Rota Guanambi e o começo da Rota Maracás. Foram 28 cidades (Abaíra, Aracatu, Belo Campo, Boquira, Brumado, Caculé, Condeúba, Cordeiros, Dom Basílio, Guajeru, Ibiassucê, Ibipitanga, Jacaraci, Jussiape, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Maetinga, Malhada de Pedras, Mortugaba, Piatã, Piripá, Presidente Jânio Quadros, Rio de Contas, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras e Tremedal) e sete distritos (Brejo Grande, Ibitirá, Irundiara, Lagoa Funda, Malhada Branca, Marcolino Moura e Tauape).

O fiscal Eric Martin esteve em 206 estabelecimentos, resultando em doze Autos de Infração aplicados em sete consultórios e três clínicas que funcionavam sem Registro, e um consultório e uma clínica que não tinha A.R.T.

Quinze empresas estavam com a documentação completa e receberam o Termo de Empresa Regular com o CRMV/BA.

O presidente do CRMV/BA, Altair Santana de Oliveira, avalia que “as atividades de fiscalização são essenciais para o Conselho exercer sua principal função, que é garantir que as atividades profissionais de médicos-veterinários e zootecnistas sejam realizadas em obediência às normas, em proteção à sociedade.” Na visão do gestor do Regional baiano, “isso garante também o combate à concorrência desleal, que ocorre em prejuízo dos profissionais corretos e cumpridores do dever”, conclui.

Nas 45 localidades visitadas, os fiscais do Conselho prestaram orientações e esclarecimentos aos empreendedores, visando adequar a conduta às demandas previstas em legislação.

Para denunciar irregularidades à fiscalização do CRMV/BA, clique aqui.

Ascom CRMV/BA, 10 de julho de 2019