Os primeiros eventos agropecuários da Bahia sob a supervisão dos Responsáveis Técnicos, RTs, a partir da funcionalidade da portaria 255/18 publicada pela ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), aconteceram nos meses de setembro e outubro. A nova legislação concede aos profissionais autônomos cadastrados na autarquia e certificados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, o controle sanitário de todos os animais envolvidos nos eventos.

“A portaria vem atender à expectativa dos médicos veterinários que ampliam sua possibilidade de atuação no mercado além de tornar mais ágil o processo de inspeção, dinamizando o cronograma organizado pelos expositores em todo o estado”, salienta a veterinária Luana Pinheiro, uma das responsáveis pela Expoconquista 2019 e MP Ranch que reuniram quase 900 animais, entre bovinos e equinos.

O novo nicho de mercado aberto aos autônomos possibilita uma maior participação dos estudantes que atuam como estagiários e assistentes dos veterinários. “Outra boa notícia é que a portaria facilita o horário de inspeção, estendendo o prazo para recepção de animais nos locais de eventos agropecuários”, ressaltou Luana.

Além da inspeção, os veterinários terão acesso à liberação de Guias de Trânsito Animal (GTA), emitidos, até então, pela ADAB. A partir de agora, a Agência participa como auditora, promovendo o acompanhamento dos serviços realizados pelos RTs, a exemplo de vistorias diversas, conferências de guias, vacinação e sanidade dos rebanhos nas Feiras, copas de marcha, vaquejadas e exposições.

a

 

Fonte: Texto e foto ASCOM – ADAB

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *